domingo, 10 de março de 2019

Teoria e método teológico no pensamento de Jacó Armínio - Valdemir Pires Moreira





Nesse ensaio, Valdemir Pires propõe uma análise da teologia de Jacó Armínio, mostrando que este utilizava três fundamentos para a sua teologia: a Bíblia, os Pais da Igreja e a Tradição Cristã.

O livro é dividido em três capítulos. No primeiro, Gênese e métodos da “Teologia” na história da igreja, tem-se como tema o estudo do conceito “teologia”, desde sua origem até a contemporaneidade.

No segundo capítulo, A vida e pensamento de Jacó Armínio, há uma sucinta biografia de Armínio, com ênfase nos pontos principais que permeiam seu pensamento, bem como sua obra literária.

Por fim, no terceiro capítulo, A concepção de Teologia no pensamento de Jacó Armínio, o autor mostra os objetivos teológicos de Armínio, dos quais se destaca a defesa intransigente da bondade de Deus em detrimento de uma teologia que faz de Deus um déspota e criador do mal. É a bondade de Deus, e não o livre-arbítrio, como erroneamente afirmam alguns, que influenciará diretamente toda a produção teológica de Armínio.

Livro sucinto e objetivo. Ideal para quem quer conhecer o contexto no qual Armínio desenvolveu sua teologia e conhecer também os principais tópicos que nortearam tal teologia.

domingo, 3 de março de 2019

A História do Comunismo contada ao doentes mentais - Matéi Visniec







Essa peça teatral conta a história de um hospital psiquiátrico de Moscou, na década de 50, semanas antes da morte do líder soviético Joseph Stálin, onde o diretor do hospital solicita aos líderes soviéticos o envio de um escritor para que possa compor textos que expliquem, numa linguagem adequada aos doentes do hospital, a “gloriosa” revolução russa. O diretor do hospital acredita que para o socialismo vencer é necessário a transformação do homem, e a literatura tem um enorme poder de transformar o homem. Sendo assim o governo estaria falhando com os pacientes do hospital ao não trabalhar em prol da transformação destes.

O governo soviético então, sensibilizado com o pedido do diretor do hospital, envia um escritor que, de forma acessível aos doentes, cria uma obra literária contando a história da revolução de outubro, apresentando-a aos doentes do hospital que reagem das mais diversas maneiras.

Livro bem-humorado que nos traz uma reflexão: Quem são os loucos afinal? Os ditos doentes mentais que estão em tratamento no hospital? Ou aqueles que acreditam piamente no regime soviético?






Teoria e método teológico no pensamento de Jacó Armínio - Valdemir Pires Moreira

Nesse ensaio, Valdemir Pires propõe uma análise da teologia de Jacó Armínio, mostrando que este utilizava três fundamentos para a sua...